O SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objectivo de permitir uma exportação fácil, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, num formato legível e comum, independente do programa utilizado, sem afectar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. A adopção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspecção e facilita o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas, simplificando procedimentos e impulsionando a utilização de novas tecnologias.
O ficheiro SAFT-PT destina-se a facilitar a recolha em formato electrónico dos dados fiscais relevantes por parte dos inspectores/auditores tributários, enquanto suporte das declarações fiscais dos contribuintes e/ou para a análise dos registos contabilísticos ou de outros com relevância fiscal.
Mas se actualmente é possível a qualquer Software exportar este ficheiro, porque não poder também importá-lo no Software PHC?
Uma das novidades da versão 2011 para todas as gamas PHC CS é a possibilidade de efectuar a importação de diversos tipos de dados para o Software PHC, utilizando a rotina de validação do ficheiro SAFT-PT.
Na anterior versão 2010 do Software PHC, já era possível fazer a validação do ficheiro através do menu Supervisor, “Validar SAF-T-PT”. Esta opção de validação permite indicar onde é que se encontra o ficheiro SAFT-PT, assim como o respectivo “schema” fornecido pela DGCI, e verificar se o ficheiro está de acordo com a estrutura correcta. Após a validação do ficheiro, é possível observar o conteúdo do ficheiro, através do botão “Ver Conteúdo”.
Na nova versão 2011, para além de se poder observar o conteúdo do ficheiro, é também agora possível importar o mesmo para as tabelas do Software PHC. Poderão ser importados registos para as tabelas de Clientes, Fornecedores, Artigos e Plano de contas. A aplicação verifica e importa apenas os registos que ainda não existam, através de validações feitas aos números de contribuinte, nomes dos Clientes, referências dos Artigos, etc.
Através desta nova funcionalidade é possível a importação do ficheiro SAFT-PT quer o mesmo tenha sido gerado pelo Software PHC, independentemente da Base de dados em que foi gerado, quer o ficheiro SAFT-PT tenha sido gerado por qualquer outro software sem ser PHC, tornando-se assim muito fácil a importação de dados, mesmo para casos em que os mesmos tenham sido gerados por outras aplicações.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
iDirecto - Importar Dados de um ficheiro SAF-T-PT
Etiquetas
dgci,
IDirecto,
PHC,
PHC Advanced,
PHC Corporate,
saf-t,
saf-t-pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário